Canal do Panamá vs Canal do Suez

O Canal do Panamá é um canal artificial de navios com 80 km de extensão, localizado no Panamá e que liga o Oceano Atlântico (através do Mar das Caraíbas) ao Oceano Pacífico. É composto por um sistema de eclusas que eleva os navios ao nível do Lago Gatún (26 m acima do nível do mar). A água que alimenta o Canal é doce porque vem principalmente deste lago.

Já o Canal do Suez é uma via navegável artificial, a nível do mar, localizada no Egipto, entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho (Golfo de Suez). Por estar ao nível do mar a sua profundidade oscila com as marés.

Algumas curiosidades sobre os dois canais:

Canal do Panamá:
– Tem 80 km de extensão e junta os Oceanos Atlântico e Pacífico.
– Localiza-se numa zona onde pode vivenciar nevoeiros e chuvas torrenciais.
– Neste Canal, o piloto assume o controlo do navio.
– Podem passar no Canal navios carregados até 15.000 contentores de 20 pés.
– Usa rebocadores para apoiar o trânsito dos barcos durante toda a viagem, permitindo dar estabilidade ao navio e controlar a velocidade do mesmo.
– No Canal do Panamá transitam principalmente contentores na rota que une a Costa Leste dos Estados Unidos à Ásia ou vice-versa.

Canal do Suez:
– Tem 193 km de extensão e conecta o Mar Mediterrâneo com o Mar Vermelho.
– Localizado numa zona característica com ventos fortes e tempestades de areia, o que pode dificultar a visibilidade das embarcações.
– Neste Canal, o piloto actua como conselheiro para o capitão do navio durante a viagem.
– Podem passar pelo Canal navios carregados até 23.000 contentores de 20 pés.
– No Canal do Suez transita principalmente petróleo do Médio Oriente com destino à Europa.

O Canal do Panamá e o Canal do Suez, apesar de serem do mesmo sector, trabalham com diferentes mercados. As operações de ambas as rotas são complementares para o comércio marítimo mundial.



Deixe uma resposta